Lealdade sem Hierarquia

Vivemos atualmente em uma sociedade totalmente hierarquizada baseada na fidelidade. Fidelidade interesseira. Em outras palavras: Fidelidade COM Hierarquia! Como o próprio nome diz, fidelidade interesseira é voltada para os interesses próprios e por sua vez alimentada com máscaras e mentiras, pois só se protege aquilo que é político e diretamente ligado ao bem estar do Eu.

Cabe dizer, que a hierarquia tem as suas vantagens: é um moderador social, já nascemos numa hierarquia familiar e durante toda a vida pertenceremos a um grupo. A hierarquia define a cultura, e de certa forma é uma proteção contra o vandalismo e a rebelião.

Todavia, com a hierarquia enraizada na cultura e exercida de foma errada (como nos dias atuais), ela traz a corrupção, o abuso de poder e o preconceito.



A hierarquia que Jesus nos mostra é totalmente contrária ao que se diz por ai. Segundo Jesus, quanto mais você sábio for, quanto mais você tiver recursos, mais você deve aconselhar, mais você deve dar. Ou seja, na escala hierárquica ensinada por Jesus, quanto maior for o grau que você estiver, mais você deve servir! O que contradiz totalmente o significado e o como é empregado a hierarquia nos dias de hoje.

Desde os primórdios da minha formação pessoal, tenho muito orgulho em dizer que tenho um legado: Lealdade sem hierarquia! E me atrevo a dizer que esse foi também, um dos legados deixado por de Jesus.

Porque digo lealdade e não fidelidade?

Vejamos no dicionário:

Fidelidade tem por origem o vocábulo latino “fidelitate”. Que significa a qualidade daquele que é fiel; lealdade; exatidão; honestidade; semelhança.


Lealdade tem por origem o adje(c)tivo leal, que por sua vez provém do vocábulo latino “legale”. O adje(c)tivo leal significa: conforme com a lei; que não falta às suas promessas; sincero; franco; honesto; fiel; dedicado». Lealdade significa: qualidade de quem é leal; fidelidade; sinceridade; ação leal. Lealdade, que tem origem na palavra leal, tem vindo a alargar o seu âmbito e a convergir com o campo semântico de fidelidade.

O significado dessas duas palavras parecem iguais, mas não são.

Seja como for, lealdade e fidelidade são muito mal interpretados desde longa data. Muitos confundem lealdade e fidelidade com ser “puxa-saco” ou com submissão.

Bem, a Fidelidade pode ser analisada como uma ação em curto prazo, rápida, de momento, mas que acabará. "Sou fiel" nos traz uma sensação de condição. Eu sou fiel até o momento que ele vacilar comigo. Depois, já não sou fiel... 

Agora a Lealdade, é coisa mais profunda, é uma ação em longo prazo, lenta e que requer tempo, mas que terá grandes chances de se tornar duradoura, eterna, pois as pessoas leais são aqueles que em meio a qualquer situação, estarão a seu lado. Eu sou leal. Isso nos traz uma sensação de eternidade.

A Lealdade sem hierarquia aprendi quando era bem pequeno com meus amigos de infância. Éramos muitos, mas os meus leais amigos eram: Flávio (Cú de urso), Beto (Máscara), Alex (Tucano), Paulinho Monteiro (Faminto) e Mauro (Paregonta).

Hoje, já um pouco mais maduro que antes, percebo o quanto essa relação de Lealdade sem hierarquia de criança ainda é muito importante na minha experiência aqui na terra.

Éramos todos garotos e com muitas diferenças: humor, temperamento, idéias, ideais, classe social, origem familiar, idade, raça, tipo de mulher, clube de futebol, enfim, éramos muito diferentes.

Não foram poucas as vezes em que viajávamos juntos. Eram acampamentos, que ficávamos bastantes dias conectados e começávamos a desenvolver o legado da Lealdade sem hierarquia!

1
Dormíamos todos amontoados, dividindo muitas vezes o próprio colchão sem se importar se o companheiro soltava gases, nem tão pouco se ele tinha tomado banho anteriormente.

2
Quando era acampamento com pessoas estranhas, o mais comum que acontecia eram as famosas "guerras" de pasta de dente. Grupo contra grupo. Dentro do quarto, um tomava conta do outro. Fazíamos escala de dormir, de modo que sempre um ficava de sentinela, preservando e alertando o companheiro quando alguém vinha tentar sujar com pasta de dente.

3
Ninguém furava o olho de ninguém. Tínhamos o respeito com as “paqueras” e namoradas do outro. Estávamos em plena puberdade. Testosterona a flor da pele eram contempladas através das espinhas no nossos rostos, mas as tratávamos como irmãos das respectivas.

4
Zoávamos um ao outro o dia todo, mas sempre mantendo o respeito físico, moral, espiritual e sentimental.

5 
- Mesmo sendo sem hierarquia, a organização e o respeito mútuo existia. Ou seja, o fato de não termos hierarquia, não significa que éramos anarquistas. Muito pelo contrário! 

6
Esse para mim é o mais bonito tópico de todos.

-Depois de um dia muito agitado, cheio de atividades, de muitas brincadeiras, piscina, orações, carinhos nas respectivas, zoação e futebol, era chegada a hora de dormir. Nesse instante, nos recolhiámos ao nosso quarto e trancávamos a porta de modo que ninguém de fora entrasse e ninguém de dentro saisse. O que acontecia ali nunca mais sairia dali. Vejo que inconscientemente já fazíamos uma distinção entre os amigos. Quem era do quarto era irmão, independentemente das diferenças.

- Nessa hora que a porta era trancada, era exatamente a hora do climax da lealdade sem hierarquia.

- Muito diferente de julgamento, cada um tinha um momento de palavra para falar diretamente ao outro o que o tinha aborrecido no decorrer do dia. Apesar de adolescentes, trocávamos nossas diferenças como gente grande. Olho no olho, verdade com verdade! No letreiro de uma capela de Rosslyn, na Escócia, pude ler: "O vinho é forte, O rei é mais forte, As mulheres mais fortes ainda. Mas, a verdade conquista tudo". Estávamos exercendo assim, no mais alto nível, a lealdade um para com outro.


- Quando fui morar em Brasília, no reunimos no Altar! Nos olhamos nos olhos com lealdade sem hierarquia, dissemos que nunca iríamos nos seperar mesmo com a distância física e oramos ao nosso Deus!


Conclusão

- Muito além de hierarquia! Muito além de fidelidade! Sem preconceito, sem expectativas de retorno e sem interesse próprio. Apenas ser leal! Lealdade sem hierarquia é como o verdadeiro amor: Não tem nada ver com afinidade! Tem a ver com ESCOLHA, INTEGRIDADE e LEALDADE! Eu posso não ter afinidade nenhuma com você, mas eu tenho que te amar; Eu tenho que fazer para você o que eu gostaria que fizessem por mim; Eu tenho que ser leal, leal para te abraçar, mas também para te dizer: não faça isso, porque isso vai dar em caminho de morte em sua vida e bem como, ser leal para te perdoar.

- Hoje nos falta gás para "rolar" no tatame e até para jogar futebol. Hoje muitos de nós somos carecas. Hoje muitos de nós crescemos horizontalmente. Já tivemos muitos encontros e inúmeros desencontros! Entretanto, a uníca coisa que não perdemos foi a nossa LEALDADE SEM HIERARQUIA!

- Hoje não é a toa que todos estão bem! Sabem o porquê? Vivamos com Lealdade sem hierarquia! Cristo é a cabeça. A verdade é o alimento. O amor é o motivo. O crescimento é o resultado.

Um salve especial para o eterno e lendário, Comando Pasta!

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.