Mentira X Omissão

Vou tentar expor aqui meu pensamento em relação a mentira e omissão. Aproveito, e colocarei citações do meu livro favorito que é a bíblia.

Vamos ao dicionário primeiro:

Mentira:

men.ti.ra

sf (lat mentita, com dissimilação) 1 Ato de mentir; afirmação contrária à verdade, engano propositado. 2 Hábito de mentir. 3 Engano da alma, engano dos sentidos, falsa persuasão, juízo falso. 4 Erro, ilusão, vaidade. 5 Fábula, ficção. 6 O mesmo que leuconiquia. Antôn (acepções 1, 3 e 4): verdade; (acepção 5): realidade. M. de rabo e cabeça: grande mentira. M. inocente: dita sem o propósito de prejudicar. M. oficiosa: dita a alguém, sem prejuízo de terceiro, e só para lhe causar prazer ou utilidade.


Omitir:

o.mi.tir

(lat omittere) vtd 1 Deixar de fazer ou dizer alguma coisa; não mencionar, deixar no esquecimento, de propósito ou não: “…os inimigos de Pombal omitem sistematicamente D. José” (Afrânio Peixoto). 2 Descuidar, desleixar, negligenciar: Deprimido, omitia até atos de asseio e de higiene.






Por mais que os diversos dicionários pesquisados mostrem diferenças entre Mentira e Omissão, eu continuo a dizer e creio de coração que Omissão é um nome chique que deram para Mentira!

Pense, se você vai omitir, vai omitir algo que alguém não pode saber pois poderia até causar brigas, então você está “omitindo” de caso pensado, então não deixa de ser uma mentira! Não existe omissão sem mentira e nem mentira sem omissão, uma não vive sem a outra, são “casadas”. Como diz a bíblia, “A verdade liberta”!!

Na bíblia, peguei essas passagens:

“Se alguém pecar porque, tendo sido testemunha de algo que viu ou soube, não o declarou, sofrerá as consequências da sua iniquidade.” (Levítico 5:1)

"Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado." Tiago 4.17

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:14-16)

“Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber” (Mt 25:41-42).


Omitir é não expor uma verdade enquanto mentir é deturpar uma verdade.

A omissão nos afasta de Deus e da vontade Dele para as nossas vidas. Quantas vezes nos encontramos em situações complicadas que poderiam ter sido evitadas por nós mesmos? Não orar, não socorrer aquele irmão ou irmã em dificuldade, não compartilhar a palavra de Deus quando se tem oportunidade, não disciplinar os filhos, não exortar, não ler a Bíblia, não contribuir com a obra... São apenas alguns exemplos de omissões que se sucedem na vida de muitos cristãos por conta dos afazeres diários e que geram sérias conseqüências futuras.

“Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos” (I Cor 4,20). É impressionante como o pecado venial, ou seja, pecado que não destrói o amor de Deus no coração do homem pode, pouco a pouco, vir a fazê-lo, tornando-nos um povo apático que não resplandece a luz de Cristo. Assim acontece com a omissão, um pecado discreto, quase imperceptível, mas que invade o seio da Igreja e a vem destruindo na sua essência. Digo isto, porque a Igreja por natureza é missionária, e não se pode ser missionário quem é omisso. Olhemos, então, para as nossas atitudes diante daquilo que nos convoca a viver o evangelho de Jesus Cristo. O que, infelizmente, podemos perceber é que muitos dos que se dizem cristãos, às vezes líderes, são omissos, porque têm medo de ofender pessoas, mas não tem medo de ofender a Deus. Diante de situações, até mesmo escandalosas, temos medo de mostrar nossa fé e o pior é que às vezes ou quase sempre contribuímos com tais situações e justificamos com afirmações ridículas, para não dizer covardes e medíocres: “Eu respeito à opinião da cada um”; Precisamos ter paciência com a fraqueza do irmão”; “Nem tudo que está na Bíblia precisa ser seguido à risca” Deus é amor, em nome do amor tudo é possível”, e assim por diante. Em nosso dia-a-dia, podemos constatar a nossa fuga da responsabilidade de nos educarmos na fé: filhos que não querem obedecer os pais, e pais que não querem ser obedecidos, crianças que querem assumir vida de adultos e são aplaudidos por isso, jovens e adultos que se entregam a pecados vergonhosos como fornicação e adultério e são acolhidos como se nada estivesse acontecendo. Enfim, estamos na Igreja, mas não a vivemos. Não basta ter fé, é preciso ter atitude que a demonstre. A omissão nos leva a aceitar uma rotina de vida que não agrada a Deus, passamos a viver na mediocridade, a Igreja deixa de cumprir a sua missão. Assumamos com coragem a nossa missão; testemunhar Jesus com a nossa vida, esplandecendo o sinal da salvação para o mundo inteiro. Escutemos a recomendação de São Paulo na carta a Timóteo: “Olha por ti e pela instruções dos outros. E perseveras nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem”( I Tm 4,16 )."

Por outro lado, devemos ter sabedoria e saber o momento, o lugar e com quem falamos nossa verdade a respeito de alguém ou de nós mesmos. Além disso, temos que ter em mente e falar sempre a verdade quando a motivação é positiva. "Uma verdade dita com má intenção bate todas as mentiras que se possa inventar." Ou seja, não devemos sair por ai falando de “fulano” para toda gente só porque é verdade. Temos que ter sabedoria.

3 comentários:

  1. Romão..... anda mas é voar.... :-)

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:14-16)

    O que Deus quis dizer com isso?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.