Portugal - Pátria AMADA


No dia 5 de Outubro de 1143 - Tratado de Zamora  - D. Afonso VII de Leão e Castela reconhece a existência de um novo reino, o Reino de Portugal.

Portugal faz hoje 877 anos
 
O prestígio ganho por D. Afonso Henriques nas vitórias impostas anteriormente, onde desde Ourique (1139), as tropas portucalenses o aclamaram Rei, o desejo de independência e o combate aos inimigos Mouros comuns a Sul, ajudaram à assinatura deste tratado.

O Arcebispo de Braga, D. João Peculiar, aproveita este momento, para desenvolver uma forte acção diplomática, conseguindo reconciliar os primos, D. Afonso Henriques de Portucale e D. Afonso VII de Leão e Castela, Imperador da Hispânia. Este encontro entre os dois líderes, na cidade de Zamora, D. Afonso VII, na presença do representante do Papa, o Cardeal Guido de Vico, reconhece a independência do Condado Portucalense, que adquire o estatuto de Reino, e confirma o título de Rei, ao seu primo, D. Afonso Henriques. 

D. Afonso VII, como “Imperador de toda a Hispânia”, queria e esperava em troca, que D. Afonso Henriques lhe prestasse vassalagem, mas o nosso primeiro Rei, acabou por contornar esta exigência, fazendo-se logo de seguida, vassalo da Santa Sé, um suserano ainda mais poderoso do que o “Imperador da Hispânia."

O reconhecimento, pela Santa Sé, como é sabido, e apesar da presença do representante do Papa, o Cardeal Guido de Vico em Zamora, chegou apenas trinta e seis anos depois, com a bula “Manifestis Probatum”, em 23 de Maio de 1179.

De facto, Portugal já era independente desde 5 de Outubro de 1143. A bula reconhecia, plano internacional, tão ansiado, a validade do que tinha sido acordado em Zamora, a 5 de outubro de 1143, declarando o Condado Portucalense independente do Reino de Leão e Castela e D. Afonso Henriques, como seu soberano. 

D. Afonso Henriques tornou-se assim, o Rei e Fundador de Portugal e da Dinastia de Borgonha, desde o 5 de Outubro de 1143.



Estátua de D. Afonso Henriques (1110-1185) 
Local: Jardim do Campo Grande, Lisboa
Escultor - Leopoldo de Almeida
Data - 1946/50
Material - Pedra









Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.