Reciclar é preciso...

Ao longo da vida, o homem acumula vários resíduos, sejam eles positivos ou negativos. Falando nos negativos, estes nos torna cada vez mais distante do Criador. Somos cada vez mais criaturas e cada vez menos filhos.

O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

A diferença fundamental entre esses conceitos, está no processo e no resultado final. Na reciclagem o lixo é transformado em outro tipo de material. Ou seja, o material é processado e transformado. Por exemplo: a borracha pode ser reciclada e misturada ao concreto.

Já no caso da reutilização, o lixo não passa por nenhum processo de transformação. Ele apenas é empregado com uma utilidade diferente da proposta inicial. Ou seja, uma garrafa de refrigerante pode ser transformada numa luminária a partir de técnicas de artesanato. A reutilização também é chamada de reaproveitamento.

Como disposto acima, muito simples, sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento, em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose.

Em outros casos, felizmente, isso não acontece. A reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

Igualmente é a reciclagem humana! O homem voltando ao seu estado original, sem tais resíduos negativos. Ela não tem validade e nem um número fixo. Podemos ser reciclados sempre! Mas a verdade seja diga, só se dá por uma entrega verdadeira, real, humilde e consistente ao próprio Criador. Podemos ser constantemente “reciclados” pelas mãos do Criador e isso nos torna cada vez mais parecidos com o Varão Perfeito.






Muita gente quer ser reutilizada, mas não percebe que é preciso voltar ao estado original, passar pelo processo, pela transformação, ser novamente moldado, voltar à estaca zero, esquecendo os vícios e os erros do passado. Isso só acontece quando somos reciclados.

Eu quero ser o Romão que Deus criou e projetou! E você?

Não quero ser reutilizado, quero ser RECICLADO. E constantemente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.