Vencer! +24



Olá Comunidade, +24!

Recentemente fui informado que meu avô Henrique Vasqués Guimarães, era amigo do Mário Quintana. Em homenagem à eles e para introduzir meu novo artigo, seguem dois poemas do mesmo que tem tudo a ver com o tema...

"Canção do dia de sempre
Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...
Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...
E só ganhar, toda a vida,

Inexperiência... esperança...
E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.
Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.
Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!
E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas..."


"A vida é um incêndio: nela dançamos, salamandras mágicas... Que importa restarem cinzas se a chama foi bela e alta? Em meio aos toros que desabam, cantemos a canção das chamas! Cantemos a canção da vida, na própria luz consumida..."

Já escrevi uns dois artigos, pelo menos, com o tema, A síndrome da felicidade e Sua jangada flutua num mar agitado. Sugiro que os leia antes.

Antigamente, quando ficava triste, eu queria que a alegria viesse em meu socorro em minutos, como se ela fosse a próxima estação do metrô. Não queria atravessar ruas desertas, pontes frágeis, transversais melancólicas, não queria percorrer um trajeto longo até conquistar um estado de espírito melhor.

Queria transformação imediata: da estação Tristeza para a estação Hip-Hip-Hurra, sem escala e sem demora. Eu era ingênuo em acreditar que poderia governar meus sentimentos e emoções. Como se fosse possível passar por estações deprimentes sem as ver, deixá-las para sempre presas no underground e saltando nas estações que interessam: Euforia, Segurança, Indepêndencia (Os pontos turísticos mais procurados).

Viver é uma caminhada e tanto, não tem essa colher de chá de selecionar onde descer. É preciso passar por tudo, pelo desânimo, pela desesperança, pela sensação de fracasso e fraqueza, até que a gente consiga chegar a uma praça arborizada onde iniciam outras dezenas de ruas, outras tantas passagens, e a gente segue caminhando.

Locomover-se desse jeito é cansativo e lento, mas sei que não existe outra maneira consciente de avançar. Os Metrôs oferecem idas e vindas às cegas, mantém nossas evoluções escondidas no subterrâneo. A gente não consegue enxergar o que há entre um desgosto e um perdão, entre uma mágoa e uma gargalhada, entre o que a gente era e o que a gente virou. Não tem sido fácil, mas sinto orgulho por ter aprendido a atravessar, em plena luz do dia, o que em mim é sombrio e intricado. Não me economizo mais, me gasto e venço a cada 24 horas.

Ser vitorioso em 24 horas é simplesmente pertencer a si mesmo.








Como sempre disse, a vida é como um eco! Você escuta aquilo que você emite. Você não está gostando do que está recebendo? Então mude o que você está fazendo... Ame e viva a cada 24 horas, percebendo tudo que de bom pode extrair, mesmo na piores circunstâncias.

Tem gente que vive a cada segundo, a cada minuto, a cada hora, a cada semana, a cada quinzena, a cada mês, a cada bimestre, a cada trimestre, a cada semestre e a cada ano. Eu, particularmente, vivo agora as minhas 24 horas, tornando assim meu dia, minha semana, quinzena, mês, bimestre, trimestre, semestre e ano, sempre em equação positiva. Basta viver o melhor das 24 horas que o resultado é certo e positivo!

Esse certo e positivo que me refiro, não é necessariamente estar na melhor praia, no melhor restaurante ou estar dirigindo uma bela Ferrari. O melhor que me refiro é tirar tudo de melhor, tanto das coisas positivas, quanto das coisas negativas. E assim, aprender a construir uma estrutura emocional inabalável, forte e consistente.

Penso que as pessoas tornam-se mortas-vivas, depressivas e adictas por meio dos seus pensamentos e emoções. Nossos inimigos não estão nas contas, no clima e nem nos outros. Nosso inimigo está dentro de nós. Somos nós mesmos os grandes vilões. Se estamos mal com outra pessoa ou com o mundo, certamente alguma coisa dentro de nós não está bem. A melhor forma possível é mudar nossa maneira de pensar e consequentemente mudo minha maneira de sentir.

O grande Português, Jesuíta, Padre Antônio Vieira, no qual se dedicou sua vida missionária no Brasil, certa vez disse em um de seus sermões, que o peixe apodrece pela cabeça! Como posso assumir o controle dos meus pensamentos?! Muitas pessoas lutam com essa questão, especialmente em nosso mundo altamente tecnológico. No entanto, tomar o controle dos nossos pensamentos e emoções é essencial. Provérbios 4:23 diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." O "coração" inclui a mente e tudo que procede dela. Alguém disse que cada pecado que cometemos são cometidos duas vezes, uma vez em nosso pensamento depois em nossa atitude. É mais fácil livrar a nossa vida do pecado se o atacarmos quando ainda no início (em nosso pensamento), em vez de esperar que se torne enraizado em nossas vidas, por nossas ações.

Benjamin Disraeli disse que a vida é muito curta para ser pequena! Portanto, vos digo, arranque fora os pensamentos errados e malévolos e vamos pensar em coisas boas, extrair as melhores coisas das piores coisas e assim não apodrecermos em nossos próprios pensamentos. Temos que deixar de gastar energia com especulações negativas, a tal da pré-ocupação. Ao invés disso, ocupe-se!

Como disse Albert Einstein, “Não há força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a VONTADE”!

Temos que ter essa VONTADE de vencer a cada 24 horas. A receita para a vida é curta em frases e longa em atitudes... É sempre preciso crescer em atitudes. Eu não sou aquilo que digo, sou aquilo que faço.

E o tempo além de não párar, ele não cura nada. O que cura é a nossa decisão de não sofrer mais... O que cura é a nossa aprendizagem no convívio com a dor. Aceitá-la em vez de rejeitá-la.


Outra coisa importante é ser profundamente amado por alguém que lhe dá força, enquanto que amar alguém profundamente, lhe dá coragem! Como aprendo com a minha família. Com os meus vícios, pensava que era totalmente funcional, mas pude perceber que não, mesmo na época das bebedeiras e bandalheiras, eu ia trabalhar, fazia minhas coisas e pensava que era o maioral, que estava tudo certo. Mas na realidade, estava tudo errado, perdi muitas coisas, carros, dinheiro, amizades e muitas vezes a dignidade de um cidadão de bem. Mas, só não morri pela estrutura familiar que tenho. Quem cuidava da casa? Dos meus filhos? Quem orava por mim? Minha esposa, meus filhos, meu pai e minha mãe. Senão fossem por eles, já estaria a sete palmos debaixo da terra... Por isso, por eles e por mim, todo dia conto +24!

O ser humano existe para ser feliz! O homem busca a felicidade... quer ser um "ser" feliz... A felicidade pode ter incontáveis significados, conforme as expectativas: materiais, emocionais ou metafísicas. Mas a verdadeira felicidade é aquela que contém como substrato a paz interior, a sobriedade, a mansidão e a consciência tranquila de quem saboreia o prazer da prática do Amor e do Bem, e isso tento fazer a cada 24 horas...

Repetidamente coloco: E o tempo não cura nada. O que cura é a nossa decisão de não mais sofrer...

De maneira nenhuma estou querendo receitar um otimismo cego. De maneira nenhuma quero sugerir que as dificuldades são insignificantes, nem tão pouco negar que temos que escalar montanhas e matar leões muitas vezes ou quase sempre. Eu mato uns três por dia (rs). Entretanto, se administrarmos nossas emoções e sentimentos, não perdemos o controle, nossa mente já não fica refém. Os pensamentos que escolhemos ter em quaisquer 24 horas influenciam grandemente a maneira como nos sentimos nesse dia - alegres e saudáveis - ou sombrios e desencorajados.





Temos que ser independentes emocionalmente, não depender de ninguém para estar bem ou não. Não podemos colocar a culpa sempre no outro, temos que saber que tudo é conseqüência da nossa escolha e não das escolhas alheias, temos que ver o outro como alguém que nos auxilia e não que resolve tudo para nós. Enfim, ter independência emocional é ser você mesmo por você. É suportar os reveses da vida como mais um obstáculo e saber que será superado.

Na minha vida, por exemplo, sempre há ou houve, um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de começar alguma coisa. Fosse um trabalho não terminado, uma conta a ser paga, um chato na minha frente e eu literalmente parava. Pensava que minha vida nunca iria ser completa antes de passar por estes obstáculos. Por fim, cheguei à conclusão que esses obstáculos eram a minha vida de verdade. Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho! "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." Vivo tudo isso em 24 horas...

Todos os caminhos são os mesmos, conduzem ao nada. São caminhos que vão através do mato. A única questão é se o caminho tem um significado, se tiver, é um bom caminho. Se não, não tem utilidade. Se o caminho é o amor, o fim não tem importância pois, certamente, o processo terá coração.

Por isso, o importante é viver 24 horas o melhor possível. Se tirarmos um ou outro pormenor, tudo fica na maior...

Calma, tudo se resolve e o que não se resolve, está resolvido... Vivamos o 24 horas...

Essa é a verdade! Não há dor que resista ao som de uma boa risada, de boas companhias e de uma boa conversa na qual sempre haja um aprendizado e respeito mútuo.

Uma ostra que - sempre foi ou é - feliz não produz pérolas... Mas não devemos sempre estar tristes para produzíla-las. Pelo menos para mim, minhas tristezas já não cabem em mim, tirei-as. Na verdade, já tenho um punhado delas, mas chega de pérolas, pois não? Por meio delas vou sempre criar outras pérolas com meu testemunho e meus serviços...

Já bati tanto a cabeça tentando achar um modo de ser feliz, mas sempre estancava com as coisas do passado e o que seria do futuro, enquanto o hoje, “as 24 horas”, acabava sendo consumido por estes conflitos interiores e não aproveitava um belo dia. Sempre pensando no amanhã, nos projetos de amanhã e como vencer tais obstáculos. A verdade é que os sábios nada têm a ver com vencer: eles vivem! No meu caso, estou a viver 24 horas... A felicidade não é na chegada, mas sim no caminho, nas 24 horas onde estão as melhores recompensas até o fim... E o fim é o fim, já não há mais nada a prosseguir e aprender...

Fixe-se exclusivamente no momento presente, sempre! Seja lá o que estiver fazendo, fique no momento presente! Ele é seu, inteiramente seu e merece ser bem vivido, bem aproveitado! As pessoas precisam aprender a viver um dia de cada vez! A se permitir estar presente, a viver aquele momento! Tem gente que vive fugindo das situações, delas mesmas! Chega de fugir, permita-se viver tudo!

Pois saiba que toda vez que você se permitir viver inteiramente envolvido o momento presente, a confiança vai aumentar, o gosto pela vida vai ficar acentuado e a auto-estima vai melhorar. Sabia que a confiança é uma das lições mais importantes da vida? Ouça mais a você mesmo, a sua voz interior. Confie mais em você e assim estará confiando em Deus.

Precisamos viver um dia de cada vez, totalmente envolvidos no presente! Mergulhados no instante presente. Fique mais atento à sua voz interior e perceba como é a melhor maneira de reconquistar a confiança e a auto-estima. Fique mais com você, percebe? Seja dono de si mesmo!

Se você estiver passando por um período de calma, viva o momento presente! Analogicamente é fácil, é como se o passado fosse um cheque cancelado ou já faturado, o futuro um cheque pré-datado (nem sei se vou ter saldo) e o presente é o dinheiro no bolso, ali pronto para se aproveitar... a própria palavra diz, o presente é um presente, literalmente viver 24 horas...

Se estiver vivendo um momento de transição, também se fixe no presente! E se estiver passando por um momento bom e feliz, saboreire mais ainda o momento. Este é o instante mais importante, Não aquele que passou e nem aquele que virá.

Quando você passa a viver o presente, mudanças sutis e intensas começam a surgir em sua vida. A primeira é quando cessam todas as preocupações com o futuro. A outra é a paz profunda que te envolve, e o significado eu sugiro a seguinte mensagem: "Está tudo bem. Não há nada a temer. Tudo evolui conforme o planejado, e seus passos estão sendo guiados ao longo do caminho". Nunca esqueça que você tem um PAI!

Faça com que o futuro e o passado fiquem no seu devido lugar, eles não podem contaminar o presente, que é o bem mais precioso que você tem. Cure o seu medo do desconhecido, afinal você está sempre pronto para o que der e vier! Viva um dia de cada vez e reconquiste a paz, a alegria e a serenidade!

É preciso termos a capacidade de olharmos para nós mesmos todos os dias, a cada manhã, a cada experiência e acreditar no que Deus pode em Nós, em 24 horas. E quando nossos pensamentos deixarem de produzir o universo particular da neurose, passaremos a circular em todos os mundos, ficaremos livres... Lembra da frase anterior? Pense bem, se tirarmos um ou outro pormenor, tudo fica na maior...

Tenho aprendido que na vida não importa o quanto você bate, mas sim o quanto você aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente sem voltar ao sofrimento. É assim que se ganha. Sem a administração do eu, ninguém está preparado para ter autoridade, mesmo que a tenha... A alma sabe sempre o que fazer para se curar. O desafio é conseguir silenciar a mente para poder ouvir, sentir e distinguir.

O “eu” não é senão uma cadeia de pensamentos, um modo especial de fabricar emoções e discursos internos, uma espécie de gerador particular de sonhos, provido de argumentos emocionais e discursivos. O “eu” é um fabricante de ilusões, um mercador de sonhos.

A vigília nos extrai do entorpecimento e da fascinação do eu. Abandonemos a prisão dos pensamentos. Observemos sem trégua sua natureza arbitrária, ilusória e enganosa.

Já tive algumas visões cabulosas. Já vi poste virar bife. Já entrei e saí de muita furada. Já estive muito feliz e também muito triste. Já gritei de alegria e já delirei de terror, mas estou aprendendo a conviver com isso! Há sempre tempo para crescer. Chega um momento da vida que não dá mais para ter atitudes infantis ou enxergar os fatos somente pela ótica do “nosso mundinho”. Amadurecer dói, significa ter de abandonar utopias e encarar a realidade como ela é, muitas vezes mais fria e racional do que gostaríamos. Mas, amadurecer têm suas vantagens. Quando aprendemos a simplificar as coisas e ver seu verdadeiro valor, a vida se torna mais prazerosa e mais gostosa de ser vivida... 24 horas...

Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado! E eu decidi enfrentar meus sofismas, meus medos, meu orgulho, minha ansiedade e meus vícios de fuga. Se tentasse resolvê-los durante o ano todo, certamente explodiria, por isso, me dedico intensamente no hoje, nas 24 horas.

O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.

Para vencer as 24 horas é preciso a cada segundo, a cada minuto e a cada hora contrariar as nossas próprias vontades. Deixar de lembrar de tudo que nem um gravador, simplesmente viver o dia, as 24 horas.

Nossos medos, inseguranças, recentimentos, enfim nossos sentimentos e emoções precisam ser interiorizados, a fim de tentar percebê-los, porque se acharmos quaisquer subterfúgio para livrar-mos dele, ou mesmo metê-los debaixo do tapete, certamente um dia ele voltará e com mais força.

O sentido da vida é criado e não encontrado. Decidi criá-lo, viver as 24 horas do dia com mais amor próprio, com mais amor ao próximo e sempre feliz, mesmo nas mais difíceis circunstâncias. Ouvir mais e aprender mais...

Como é bom sentir-mos amados, amados por outras pessoas, amados por nós mesmos, ou melhor, amados apesar de nós mesmos...

Esse viver em 24 horas, descobrimos a forma de gozar plenamente a nossa própria vida, até sentirmo-nos felizes por deixar os outros viverem a vida que querem. Se as nossas próprias vidas tiverem interesse e forem produtivas então não sentimos. Na realidade, qualquer impulso ou vontade de descobrir falhas nos outros e de nos preocuparmos com o modo como eles, até nisso o viver suas 24 horas ajuda no aspecto da crítica patalógica.

Eu estou no começo, estou indo com muita calma e diga-se de passagem tenho tido um suporte maravilhoso. Minha esposa, meus filhos e meus pais estão sendo importantíssimos nessas 24 horas por dia.

Contudo, já tenho várias vitórias desde que comecei a viver um dia após o outro, a cada 24 horas. Posso dar um exemplo, viajei para o Algarve num fim de semana, clima meio ameno, ou seja, sem praia, peguei dinheiro emprestado para a gasolina e cheio de coisas para resolver. Se eu não estivesse disposto para viver o dia bem, já teria desistido de ir!!!

Acordei mais cedo que o costume, dei um belo beijo na esposa, peguei comboio e metrô e fui trabalhar... Quando deram 17 horas da tarde fomos direto do trabalho para a casa do meu irmão. Diga-se de passagem que o trabalho naquela sexta-feira foi bem puxado, parecia que o chefe sabia que eu iria viajar, mas consegui manter a calma e tudo ficou bem.

Adimirei a viagem, eu no banco de passageiro do carro, vendo as paisagens, estrelas, ovelhas e gados no caminho. Cheguei na casa do meu irmão já bem tarde, com fome e ele não estava... Apenas fiz uma piada e sorri feliz, com meus filhos e minha esposa. Dia seguinte, fomos à um casamento num lugar top, bebida e comida à vontade... A paisagem do hotel nem se fala, era linda, com palmeiras exuberantes a beira do mar...

Como estou vencendo meus vícios e ser dono de mim mesmo, decidi parar de beber e lá os garçons pareciam vendedores ambulantes, estilo os camelôs nas grandes avenidas de São Paulo, com aquelas bandeijas contendo copos lindos com diversas bebidas e do meu gosto, iam direto oferecer-me...

Comigo estavam vários "seguranças" para eu não beber, mas eu decidi não tomar o primeiro gole. Meu pai na frente, minha mãe atrás, meus filhos ao lado e meus irmãos do outro lado e minha esposa gerenciando o esquema da "segurança". Eu parecia o noivo, cheio de gente em volta de mim. Fiquei irritado com aquela situação de todo mundo estar preocupado comigo e fui dar um passeio na orla da praia do hotel com meu filho mais velho. Foi um momento memorável, conversamos muito e ele me perguntou do porquê ter saído da festa para dar uma volta. Fui direto, e falei que não queria beber e se eu ficasse ali eu ficaria com muita vontade e talvez não conseguisse resistir.

Ele na mesma hora me abraçou e disse que tinha orgulho de mim e que eu era um exemplo para ele! Chorei muito naquela tarde, mas usava óculos escuro e ninguém notou... Apesar de que todos pediam para eu tirar os óculos, mas eu estava chorando, vivenciando algo que nunca tinha experimentado, sendo eu mesmo, dono de mim. E em relação ao chorar, para mim não é vergonha... Sou chorão convicto mesmo...






Venci naquelas 24 horas. Pude sentir vários tipos de sentimentos e emoções naquele dia: medo de beber, insegurança, vergonha de desapontar minha família, de dar mal exemplo, passei pelo conflito do sim e do não, passei pelo momento da euforia da festa, tinha um cara olhando para minha esposa (kkk) e eu na minha cabeça dizendo, "estou em tratamento, relaxa".

Senti raiva das pessoas estarem preocupadas comigo, senti inveja das pessoas que conseguiam tomar um vinho sem exagerar e aprendi não esperar as mesmas atitudes dos outros as quais eu teria. Passei SÓBRIO, SORRINDO, CONVERSANDO, APRENDENDO, ME AMANDO, AMANDO AOS OUTROS E A DANDO GRAÇAS À DEUS!

REALMENTE FOI UM DIA MEMORÁVEL, SÓBRIO, FELIZ, ADMIRANDO A VIDA E CONSTRUINDO UMA ESTRUTURA EMOCIONAL SÓLIDA SEM QUAISQUER SUBTERFÚGIO... DOU VALOR AO DIA, PORQUE ELE NÃO COSTUMA VOLTAR E NAS PEQUENAS OCASIÕES ESTÃO AS MELHORES E ESSENCIAIS COISAS DA VIDA...

Inclusive, ser inteligente é ter a capacidade de se adptar às mudanças. E é justamente isso que tem sido minha vida, para mudá-la basta uma vírgula, chamada VONTADE, Deus no comando, me contrariando várias vezes ao dia, nas minhas 24 horas e mantendo a minha sobriedade...

YHVH, conceda-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso, e sabedoria para distinguir uma das outras! Esta tem sido a minha oração de todos os dias...

Enfim, a vida é feita de fases: ou tu fazes ou tu não fazes. E se não fizer e se não quiser mudar, atravessar, romper, infelizmente nem Deus poderá ajudá-lo. Você primeiramente tem que querer.

Mais 24 Horas vencendo:

1 - Amor próprio;

2 - Paz interior;

3 - Sobriedade;

4 - Serenidade;

5 - Mansidão;

6 - Risadas;

7 - Não esperar nada de ninguém;

8 - Ouvir mais, aprender mais;

9 - Não ser o último a falar;

10 - Às vezes calar o que penso;

11 - O sábio nunca quer vencer. Ele quer viver;

12 - Deixar a precipitação;

13 - Antes de julgar e criticar, suspender o nosso próprio juízo, ouvirmos com atenção e ver para aceitar a possibilidade de que talvez a outra pessoa tenha razão;

14 - Pertencer a si mesmo.

15 - Etc, Etc...


E hoje vou viver, um beijão e +24.


Uma palavra que Deus colocou no meu coração:

Jeremias 29

10 Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, eu vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.

11 Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.

12 Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

13 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.

14 E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregarvos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor; e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.











2 comentários:

Tecnologia do Blogger.