Atitude

Em um lindo dia em São Diego, meu amigo Paul quis me levar para dar uma volta de avião.

Recém-chegado ao sul da Califórnia, decidi enxergar nosso território de uma perspectiva  diferente. Sentamos no cockpit enquanto Paul checava seus instrumentos. Tudo estava certo. Então Paul ligou o motor e fomos para a pista. Enquanto o avião decolava, percebi que a parte da frente estava mais alta do que o resto do avião. Também percebi que, enquanto admirava de cima a beleza do interior do estado, Paul se mantinha de olho no painel de controle.


Já que eu não sou piloto, decidi transformar o prazer em uma experiência de aprendizado.

— Todos esses instrumentos — comecei —, o que são? Percebi que você olha mais

para esse do que para os outros. O que é?

— É o indicador de atitude — ele respondeu.

— Como um avião pode ter atitude?

— Na aviação, a atitude de um avião, ou horizonte artificial, é o que chamamos de

posição da aeronave em relação ao horizonte.

Como minha curiosidade tinha aumentado, pedi mais explicações.

— Quando o avião está subindo, fica de bico para cima, pois é apontado acima do horizonte.

— Então — arrisquei —, quando o avião está caindo, você detecta que a atitude é o bico para baixo.

— Isso mesmo — aprovou meu instrutor. — A atitude dos aviões é um indicador  de desempenho. Por isso os pilotos se preocupam tanto com ela.

— Agora entendo por que o indicador de atitude é o maior do painel — comentei.

Sentindo que eu era um bom aluno, Paul prosseguiu: "Já que o avião depende da  atitude, é necessário mudar a atitude para mudar o desempenho."

E fez uma demonstração prática, colocando o avião na posição bico para cima. Logoo avião começou a subir e a velocidade começou a diminuir. Ao mudar a atitude, de fato mudara o desempenho.

Paul concluiu a lição dizendo: "Já que a atitude dos aviões determina o desempenho,  os instrutores ensinam a'voar com atitude'."

Essa conversa intrigou meu pensamento em relação à atitude das pessoas. A atitude individual pode ditar o desempenho? Haveria um "indicador de atitude" avaliando perspectivas e conquistas?

Quando a atitude dita resultados indesejados, como pode ser mudada? E, se a atitude  muda, quais as conseqüências disso para quem está em volta?

Meu amigo Paul tinha um manual de instrutor intitulado," Voando com atitude" sobre as correlações entre a atitude da aeronave e seu desempenho. Nós também temos um  livro de atitude: a Bíblia.

Quando escreveu para a igreja em Filipos, o apóstolo Paulo firmou diante dos cristãos um indicador de atitude. "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus"
(Filipenses 2:5).

John C. Maxwell


Romão --> Cheguei à conclusão que não podemos controlar os resultados de qualquer situação. Somos apenas responsáveis pelo esforço que lhe dedicamos, e isto, para mim, chama-se ATITUDE! É preciso crescer em atitude e as consequências aparecem, mesmo sendo elas o que gostaríamos ou não... O maior exemplo de todos foi o sacrifício de Jesus na cruz! Se apenas a atitude de Jesus resolvesse o problema, a raça humana já estaria salva...

O que foi feito, feito está. Não se pode mudar, mas o que pode mudar é a minha atitude em relação ao que foi feito. Posso desejar que o passado nunca tenha existido, mas se eu mudar as minhas ações em relação ao que fiz, as minhas atitudes mudarão. Já não preciso de querer que o passado desapareça.



O conhecimento de mim mesmo tornou-se numa tarefa de aprendizagem. Este novo conhecimento implicou uma mudança nas minhas reações às situações da vida. Percebi que tinha o direito de fazer escolhas na minha vida e, lentamente, a ditadura dos meus hábitos pessoais perdeu a sua força. Creio que se procurar Deus posso encontrar uma melhor maneira de viver e peço-Lhe diariamente para me ajudar a viver uma vida sóbria.


A essência de todo o crescimento é uma vontade de mudar para melhor, seguida de uma constante boa vontade para aceitar as responsabilidades que essa mudança implica.

2 comentários:

  1. Gostei Romão, vivendo, aprendendo e com a Biblia nós aprendemos a cada minuto. Um abração. Fátima Mendes

    ResponderExcluir
  2. Meu amor, vc me inspira a cada dia! Que este blog possa acrescentar um pouco mais na vida de quem o lê, não deixa de ser uma pitada.....kkkk!! Te amooo! Te seguindo sempre, parabéns pela iniciativa. Aliás já te disse que vc está no ramo errado?? beijo :)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.