Comecei a detestar a ESPERANÇA

Geralmente quando lia alguma frase a respeito da esperança, eu ficava horas em alfa, amando e com um certo sentimento de leveza, sempre projetando o melhor lá na frente.

Mas depois que estudei a respeito dessa palavra, eu começo detestar a palavra esperança.

Na psicanálise é pura fantasia.

Na filosofia, diz-se ganho de potência determinado por um conteúdo de imaginação. Esperança! É quando não é o mundo que alegra. É a mente que determina a esperança.

Será que é bacana termos esperança? Esperança de melhorar de vida. Esperança de ser alguém na vida.

Interessante que na filosofia, sobretudo a materialista, enquanto mestres espiritualistas, são contra a esperança.




Saca só:

1. Esperança para a filosofia é demência total.

Veja só, somente existe esperança na falta. A esperança é sempre antes. A esperança é sempre sem gozo.

A esperança é sempre na ignorância. Porque se eu tenho certeza de que vai acontecer, vai acontecer, então eu não espero... Tenho certeza.

A esperança é sempre na impotência, porque se eu posso fazer acontecer, eu não espero, eu faço acontecer. Ou seja, quem espera o ônibus chegar é porque ele não chegou ainda... O grande lance é que quem espera o ônibus é porque não pode fazer o ônibus chegar agora, porque se ele pudesse fazer isso ele não esperava...

Então, se eu tenho esperança meu amigo, infelizmente é sempre pelo lado negativo. Na ignorância, na impotência, na castidade, na caristia, na miséria, na favela, sem educação, sem escola, sem saúde, sem condição de vida, e sem muito mais coisas...

Eu aqui em Portugal ando de metrô. Podia chamar de metrô esperança... Sinistro, metrô esperança é uma linha que existe e que traça Portugal inteira, mas vive em greve! Esse metrô existe, mas todos os funcionários combinam de pegar férias ao mesmo tempo, assim passam menos metrôs e consequentemente são vagões abarrotados. Parece até uma lata de sardinha. E às vezes com cheiro de podre... Porque não fazem um escalonamento gradual de férias dos funcionários? KCT meu irmão, isso é metrô esperança brother! Realmente é transporte esperança... Podia falar tanta coisa com base nessa lógica... Honestidade esperança... Honestidade esperança é quando é o que é, o mundo cheio de corrupção...

2. Mas gente, não é só por isso que a esperança é ruim... Como se não bastasse o que já falei...

É porque a esperança é inseparável do temor. Veja bem, se eu tenho esperança que o metrô melhore, é porque o metrô é uma merda (desculpe a palavra). Se eu tenho esperança que faça sol, isso quer dizer que eu tenho o temor de que faça chuva. Se eu tenho esperança que não vou cair, eu tenho temor de cair. Se eu tenho esperança da ereção, é porque eu morro de medo de brochar... Não tem para onde correr... Se eu tenho esperança de sobreviver, é porque tenho o temor da morte. Definitivamente, se eu tenho esperança é porque eu tenho o temor. Esperança e temor são dois lados da mesma moeda... Invariavelmente, a esperança de alguma coisa que não aconteceu é o temor que isso vem acontecer. Portanto, não existe esperança sem temor.

3. Interessante é que aquilo que eu não temo eu também não tenho espero muito. 

Essa relação é diretamente proporcional. Quando eu tenho altas doses de esperança é porque eu tenho altas doses de temor.

E viver entre o temor e a esperança, é o que chamam de oscilação da alma. É realmente terrível. Viver entre esse dilema, é o mesmo que vive qualquer torcedor que vai ao estádio. Porque como o resultado do jogo só chega depois do jogo, enquanto o jogo não acaba, o real é incerto e cabe ao torcedor esperar que o time marque e temer que o time adversário marque. Imagina o gasto encefálico que essa pessoa passa. Meu Deus!


Eu quero que você entenda que o temor e a esperança só acontecem na ignorância do real. Quanto mais eu sei das coisas, menos eu temo, menos eu espero. A humanidade já avançou bastante, mas antes não sabíamos o porquê que o trovão trovejava e ficávamos entre o temor e a esperança. A esperança de que aquilo fosse um sinal de bonança e o temor que aquilo pudesse ser o sinal de um castigo dos deuses. Hoje já sabemos o que é o trovão e não precisamos mais esperar e nem temer. O real é real para mim.  Quanto mais ignorância, mais temor e mais esperança.  E se liga, muitos religiosos, políticos e picaretas usam com frequência essa palavra, a qual a primeira vista soa muito bem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.