Mudança de um camarão

Bom dia Comunidade! A natureza é mesmo perfeita. Hoje tive que retirar de dentro do meu reef o exoesqueleto do camarão (Lysmata amboinensis). Os animais que possuem exoesqueleto costumam, de tempo em tempo, “mudar de pele” – como é dito popularmente. Este processo é chamado de ecdise, e faz parte do crescimento destes animais, que trocam o exoesqueleto conforme vão se desenvolvendo.




Isso serve para mim. Se eu quiser ser um “CASCA GROSSA” na vida, devo “mudar de pele” diariamente, aceitando as minhas circunstâncias presentes tais como são, a mim como sou e as pessoas à minha volta como elas são. Adota-se assim uma humildade realista, sem a qual jamais será possível um verdadeiro progresso. No entanto, tenho ter de voltar, vez atrás de vez, ao incómodo ponto de partida, o que é um exercício de aceitação, “reconstruir a minha pele”, que posso praticar para o meu bem todos os dias da minha vida.

Desde que evito, a todo o custo, usar estas análises realistas dos fatos da vida como pretextos irrealistas para a apatia e derrotismo, elas podem constituir a base sólida do desenvolvimento do meu bem-estar emocional e, por conseguinte, do meu progresso espiritual.

Este pensamento permite-me ser humano e não perfeito, e recuperar a tranquilidade de espírito.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.