Não Posso - Não Devo - Não Preciso



Nunca consegui lidar com problemas ou estar em um estado de euforia sem ser eu mesmo. Ser dono si é a melhor coisa do mundo, estou vivenciando isso atualmente, mas cabe dizer que é preciso pagar um alto preço para isso. Problemas resolvidos e outros tantos a bater à porta, mas como é bom sentir os sentimentos positivos e os negativos sem qualquer subterfúgio de fuga! 

Ser eu mesmo, batendo de frente, cair literalmente na porrada contra mim mesmo!

Encarar a vida de frente não é fácil para ninguém, a diferença está mesmo aí: "DECISÃO" na forma de encarar os problemas e obstáculos. Se eu estou focado numa meta, não há mudanças de plano. Não posso, em nenhum momento, negociar. Aliás, negociar e negar são verbos que não fazem mais parte na minha vida. Se eu nego algo e se eu negocio algo, e ou vice-versa, estarei fadado ao fracasso e ao sofrimento. Tenho que ser honesto comigo mesmo. Tenho que saber e encarar de frente as minhas falhas de caráter para, só asssim, caminhar à evolução correta e serena.


A cada instante e em todas as situações, quando a emoção querer subir à tona e falar mais alto que a minha serenidade e paz de espírito, devo contrariar-me! Devo erguer a voz lá dentro do meu âmago e indagar qual é o real motivo da necessidade de fuga. Porque? Qual será a consequência? Eu preciso mesmo disso? Vale a pena jogar tudo para o alto?

Eu tenho problema com álcool. Se eu começo a beber, não páro. Essa é a minha realidade. Não POSSO negar. Não DEVO negociar. Não PRECISO testar. Quando eu bebo, sofro uma metamorfose tenebrosa e muito mais profunda, longa e devastadora que a da própria borboleta. Do ovo passo para a largatixa. Largatixa essa que queima, quem ousar tocar. Da largatixa passo para a borboleta. Borboleta essa que solta aquele pó das asas, que a cega a si própria, fazendo voos rasantes e inescrupulosos. Da largatixa passo para morcego. Morcego esse que fica com suas ideías, pensamentos e atitudes no ar sombrio de uma caverna de cabeça para baixo. A partir daí a calamidade está evidente e já não encaro a vida verdadeiramente como ela é. Eu POSSO? Eu DEVO? Eu PRECISO?


Em um dia desses, estive em uma grande festa, salivei inúmeras vezes ao ver passar aqueles copos lindos, chamativos e exuberantes, mas resolvi contrariar-me, sobrevivi sóbrio! Estou estudando e analisando cada um desses sentimentos e isso é o máximo! Eles vêem e passam, e eu através disso, vou construindo a base da minha inteligência emocional! Vale a pena!

Essa oração me faz todo o sentido e me ajuda em momentos de apuros: Deus, conceda-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso, e sabedoria para distinguir uma das outras!

Tenho que constantemente conectar ao meu poder superior! Pois meu ímpeto, sempre, fala mais alto a fim de querer modificar coisas que não posso modificar. Elas são e pronto! Tenho que aceitá-las como são, caso contrário, irei sofrer para sempre. Tenho que ter ímpeto e coragem para modificar aquilo que posso (somente) e ao mesmo tempo, tenho que ter a sabedoria do trono de Deus para distinguir umas das outras para não cair em cilada.

Com isso nas mãos, consigo passar por calamidades sombrias, tempestades inescrupulosas, cavernas obscuras sem saída, boeiros profundos, mares revoltos e pessoas desonestas, sendo pleno e sem corromper a minha serenidade e a minha paz! Passo sendo EU, Romão. Eu sou o Romão apenas e não o SUPER Romão...

Durante minha caminhada, até hoje e só por hoje, no primeiro ano em que as pessoas me serviam alguma bebida alcólica, respondia com: NÃO POSSO! No segundo ano, respondia com: NÃO DEVO! E hoje, revendo as aberrações feitas, metarmofoses "holywoodianas", ressaca moral, desrespeito alheio, percas financeiras, desligamento dos verdadeiros amigos, decepções no seio familiar e sofrimento agudo e patológico intrínseco, eu digo com todas as letras: NÃO PRECISO!


E você? 
O que você não PODE? 
O que você não DEVE? 
O que você não PRECISA?

Cabe mencionar que:
1 - Nível de principiante a indagação/exclamação é: Eu posso?/Não Posso!
2 - Nível intermediário a indagação/exclamação é: Eu devo?/Não Devo!
3 - Nível avançada a indagação/exclamação é: Eu preciso?/Não Preciso!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.